2º ANO EJA

Esta página possui conteúdo e atividades complementares da disciplina de Geografia destinadas aos alunos (as) do 2º ano, da EJA, da Escola Estadual Raimundo Soares.


ATIVIDADE 01 (ENCERRADA)

LISTA DE ALUNOS QUE A CONCLUÍRAM:

  • ANA FLÁVIA
  • ANDREIA KARLA
  • LEONARDO
  • MARIANE SALES


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ATIVIDADE 02 - (ENCERRADA)

RESPONDA O QUESTIONÁRIO, ABAIXO NO LINK, SOBRE DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS, COM BASE NA VIDEO-AULA, LINK ACIMA, SOBRE ESSE TEMA.

https://forms.gle/iYBs3YcTjPqhR2xJ6


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ATIVIDADE 03 (ENCERRADA)


      HOJE, QUANDO SE COMEMORA O DIA DA MATA ATLÂNTICA, NADA MELHOR DO QUE ASSISTIR AOS DOCUMENTÁRIOS SOBRE ESSE BIOMA TÃO IMPORTANTE PARA O BRASIL, FAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA BIODIVERSIDADE E A INTERVENÇÃO HUMANA SOBRE ESSA FLORESTA, QUE ATUALMENTE, SÓ POSSUI CERCA DE 7 A 10% DE SUA COBERTURA ORIGINAL. 
    É IMPORTANTE OBSERVAR A SUA RIQUEZA E EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DESSE BIOMA DESDE A COLONIZAÇÃO DO BRASIL E O PROCESSO DE OCUPAÇÃO URBANA NESSA ÁREA.
SEGUEM, ABAIXO, LINKS PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM UMA VIAGEM, LITERALMENTE, POR ESSE BIOMA QUE SE LOCALIZA NO DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO: MARES DE MORROS.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS, SE ACHAR IMPORTANTE, SOBRE OS DOCUMENTÁRIOS.

https://www.youtube.com/watch?v=JYDTl0bsbs8

https://www.youtube.com/watch?v=GYJbURwPXas


https://www.youtube.com/watch?v=A1qVpqMg4Kw


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ATIVIDADE 04 (ENCERRADA)

AO ASSISTIR AO FILME CARAMURU - A INVENÇÃO DO BRASIL, DIRIGIDO POR GUEL ARRAES E ESCRITO POR ELE E JORGE FURTADO, OS ALUNOS (AS) DEVEM ANALISAR A CONJUNTURA HISTÓRICA NA QUAL  SE DESENROLA, OBSERVANDO OS ASPECTOS ECONÔMICOS MERCANTILISTAS VIGENTES, A RELAÇÃO DE EXPLORAÇÃO DE PORTUGAL COM A SUA COLÔNIA - O BRASIL, SUA FORMAÇÃO TERRITORIAL E SOCIAL.
OUTRO ASPECTO A SER OBSERVADO, COM UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO, É O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO, QUE FOI DE EXPLORAÇÃO,  A IMPOSIÇÃO DA CULTURA EUROPEIA SOBRE OS POVOS NATIVOS – OS ÍNDIOS, A FORMAÇÃO TERRITORIAL A PARTIR DO LITORAL, A EXPLORAÇÃO DE NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS PARA ENVIÁ-LA À COROA, AS PAISAGENS NATIVAS, ENTRE OUTROS FATORES FÍSICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS.
NESSE PERÍODO, QUANDO HOUVE A DESCOBERTA DO BRASIL, EM 1500, E AS GRANDES POTÊNCIAS EUROPEIA TRAVAVAM A CORRIDA POR METAIS PRECIOSOS  E NO COMÉRCIO COM AS ÍNDIAS. PORTUGAL SE DESTACAVA NA CARTOGRAFIA ATRAVÉS DO USO DOS MAPAS, FATOR IMPORTANTE NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES QUE SE DESTACA NO FILME E DEVE SER OBSERVADO.

O FILME ENCONTRA-SE NO LINK, ABAIXO


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ATIVIDADE 05 - GEOGRAFIA
 
ATENÇÃO CAROS ALUNOS (AS) ACESSE O LINK, ABAIXO, E FAÇA A ATIVIDADE DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES.
PRAZO DE ENTREGA: ATÉ O DIA 27.09.20




16 comentários:

  1. Os Dominios morfológicos são uma grande combinação de elementos da natureza o relevo o clima e a vegetação formāo uma unidade de paisagem o nosso pais tem uma grande variedade de climas atualmente o desmatamento tem sido uma grande preocupação em relação a esse dominio. O domínio amazonico ocupa uma grande parte de nosso brasil cada área são separadas por faixa de transição entretando dentro de um só dominio podemos ter varios tipos de vegetação o clima,o relevo,a vegetação,a hidrogafia,e o solo tem uma grande importância para nosso pais.


    Nome:ana flavia
    Turma 2 ano eja nortuno

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    1. ANA, VOCÊ DEVERIA TER CITADO OS DOMÍNIOS, DESTACANDO OS DOMÍNIOS DE NOSSA REGIÃO E OS DO RN. MAS, A PROPOSTA É QUE VOCÊS POSSAM TER A CONCEPÇÃO DE UM DOMÍNIO E DIFERENCIÁ-LA DE UM BIOMA ATRAVÉS DOS ASPECTOS NATURAIS.

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    2. PARABÉNS AOS ALUNOS (AS) QUE DESENVOLVERAM A ATIVIDADE O1. AGORA, DIANTE DO CONCEITO DE DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO, VAMOS PARTIR PARA A SEGUNDA ATIVIDADE AINDA SOBRE ESSA TEMÁTICA.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Os Domínios Morfoclimáticos Representam A Combinação Dê Um Conjunto Dê Elementos Dá Natureza, O Formato Dó Relevo, Clima, Vegetação, O Solo & A Hidrografia. Quê Se Interlacionam É Interagem, Formando Uma Unidade Paisagística. Sendo Assim Os Domínios Morfoclimáticos Podem Ser Considerados Como Constituiente Dê Um Modelo " Completo " É Cada Domínio, Combina Os Diversos Elementos Dá Natureza Dê Determinado Lugar. Sob Tudo Isso As Faixas Dê Transição São Os Limites Dó Domínios Morfoclimáticos

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    1. LEONARDO, O SEU RESUMO FICOU BOM, PORÉM NÃO CITOU OS SEUS RESPECTIVOS NOMES. QUAIS SÃO ELES? A A CONCEPÇÃO DO CONCEITO FICOU CLARA.

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    2. PARABÉNS AOS ALUNOS (AS) QUE DESENVOLVERAM A ATIVIDADE O1. AGORA, DIANTE DO CONCEITO DE DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO, VAMOS PARTIR PARA A SEGUNDA ATIVIDADE AINDA SOBRE ESSA TEMÁTICA.

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  4. Domínios morfoclimáticos

    Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza, dentre eles são, clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo.
    No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber, "dividiu" o Brasil em 6 domínios morfoclimáticos. Dentre eles são,

    Domínio Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, com um clima e floresta equatorial.

    Cerrado: localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.

    Caatinga: localiza-se no Nordeste, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.

    Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados.

    Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias

    Pradarias: situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.

    Aluna: Mariani Sales
    Turma: 2° B Noturno

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    1. MARIANE, O SEU RESUMO FICOU BEM EXPLICADO PORÉM FALTOU FAZER UMA RELAÇÃO DE UM DOMINIO COM UM BIOMA PARA DIFERENCIÁ-LO. MAS, NO GERAL, VOCÊ CITOU ALGUMAS CARACTERISTICAS DE CADA BIOMA. PODERIA TER MENCIONADO OS BIOMAS DO RN E DA REGIÃO NORDESTE.

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    2. PARABÉNS AOS ALUNOS (AS) QUE DESENVOLVERAM A ATIVIDADE O1. AGORA, DIANTE DO CONCEITO DE DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO, VAMOS PARTIR PARA A SEGUNDA ATIVIDADE AINDA SOBRE ESSA TEMÁTICA.

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  5. Os domínios morfoclimáticos tem a combinação de um conjuntos de elementos da natureza.

    Domínio amazônica-> amazônica pega a maior parte do Brasil , em sua maior parte por suas terras baixas

    Domínio do cerrado-> e o coração do Brasil, vegetação predominante do cerrado .

    Catinga -> encontrar ser no nordeste conhecido pelas secas.

    Mares de Morros -> pega quase todo o litoral deste o nordeste , chega até o sul do Brasil avança bastante nós interiores
    O relevo de mares de Morros em alguns chapadões florestais.

    Araucárias-> encontrar no sul do Brasil domínio dos mares Morros e araucárias são os únicos que ser encontrar.

    Predorias-> situa-se no extremo do sul
    Andreia Karla
    2 ano A
    Noturno

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  6. ANDREIA, VEJA NO PRIMEIRO PARAGRAFO QUE VOCÊ DIZ: "... A COMBINAÇÃO DE UM CONJUNTO DE ELEMENTOS DA NATUREZA..." QUAIS SERIAM ESSES ELEMENTOS? FALTOU CITAR PRA FECHAR O CONCEITO. MAS, VOCÊ DESTACOU O NOME DE CADA DOMÍNIO E CITOU CARACTERÍSTICAS, FICOU BOM. O TERMO CORRETO NÃO É O DOMÍNIO DE PREDORIAS, E SIM PRADARIAS. SÓ UM ERRO DE DIGITAÇÃO.

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  7. PARABÉNS AOS ALUNOS (AS) QUE DESENVOLVERAM A ATIVIDADE O1. AGORA, DIANTE DO CONCEITO DE DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO, VAMOS PARTIR PARA A SEGUNDA ATIVIDADE AINDA SOBRE ESSA TEMÁTICA.

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  8. Olá, professor João Pedro. Boa tarde. Atividade: Domínios Morfológicos, criador do conceito: Aziz Ab'Saber. Cinco Aspectos: Clima. Relevo. Vegetação. Hidrografia. Solo. Seis Domínios: Amazónico, região norte, equatorial. Cerrado, região central, o coração do país. Caatinga, nordeste brasileiro. Mares e Morros, predomina a mata atlântica. D. das Araucárias, sul do Brasil. Domínio das Pradarias, extremo sul do país. Em algumas áreas não há características definidas. Podemos observar que estas áreas não se tocam, à não ser, numa determinada parte, Araucárias e Mares e Morros. É importante saber identificar esses aspectos, pois cada um tem suas particularidades. Aluna: Francisca Francinete Pereira, segundo ano, EJA

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  9. Uma das temáticas em história mais apresentadas e discutidas nos primeiros anos da formação escolar é a colonização do Brasil. Decoramos datas e nomes, aprendemos que os portugueses foram nossos colonizadores, que por aqui já havia indígenas, que os escravos africanos foram trazidos na sequência, e que o brasileiro é resultado desta mistura. Porém, por se tratar de uma visão demasiadamente simples, nem sempre nos deixa claro qual o sentido da colonização em termos de seu significado para aquele contexto e, muito menos, não se discute, do ponto vista sociológico, seus desdobramentos para a constituição do Brasil enquanto país.

    Sendo assim, para se conhecer um pouco mais sobre o início da formação da sociedade brasileira é de fundamental importância, num primeiro momento, apreendermos o que Caio Prado Jr. chamou de “o sentido da colonização” em sua obra Formação do Brasil Contemporâneo, obra esta publicada em 1942. Dessa forma, ao nos dedicarmos a este exercício de compreensão do processo de colonização das terras brasileiras pelo reino de Portugal, em meados do século XVI, é necessário entender este fato histórico de forma mais ampla, isto é, como parte de um processo maior, global. Segundo o referido autor, a ocupação do Brasil é apenas um episódio que compõe um processo mais amplo e já conhecido: a expansão marítima. Isso significa que os impulsos iniciais do processo de colonização se explicariam pelo desejo da expansão da empresa europeia dentro da lógica mercantilista que se consolidava naquele momento da Idade Moderna. Não se tratou apenas de um projeto específico de desbravamento do mar, do espírito aventureiro português, mas, além disso, tratava-se de buscar alternativas para ampliar o comércio que tinha como entraves questões de ordem política e econômica também internas ao continente, a exemplo dos árabes que dominavam o comércio de especiarias. Ana Beatriz 2b

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